quinta-feira, 13 de maio de 2010

Refletindo sobre a leitura e escrita digital

Hoje, a Internet facilita a publicação e distribuição de conteúdos. Pode-se publicar textos, imagens, vídeos e áudios, tem-se facilidade de apagar erros e inconveniências e possibilidade de armazenar o histórico da produção, ações mais difíceis de serem realizadas no papel.

Com tanta tecnologia, o aluno não tem muita preocupação em relação a erros ortográficos. O essencial para ele é se comunicar de forma “moderna”, pois para eles isso é “mara”,e, quem tenta contrariá-los acaba sendo tachado de brega e ultrapassado.

Ao planejar suas aulas, o professor, como mediador, precisar considerar as características particulares da leitura e da escrita na Internet. Para que seu trabalho de mediação seja bem sucedido, é importante que o professor também seja um leitor/autor familiarizado com o mundo digital. Se ele estiver acostumado apenas a ler no impresso, terá dificuldade em entender o hipertexto e assim ajudar o aluno a se apropriar das possibilidades desse tipo de leitura. Se ele estiver habituado a escrever apenas no papel, não saberá utilizar os recursos disponíveis nos processadores de texto e na busca de informações na Internet que podem e devem sustentar o conteúdo das produções escritas.

Essa forma de se comunicar é muito importante, mas em certos momentos o aluno precisa saber que a existe uma forma culta de se aprender a linguagem, e isso é essencial.

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